Sobre Lucimar Bello

Vive e trabalha em São Paulo. Realiza desenhos, gravuras, assemblages, instalações, vídeos, performances e livros de artistas. Escritora. Professora Titular Aposentada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participa atualmente dos grupos Sem Nome (por enquanto), Casa Contemporânea/SP. Escrita Criativa, Escrevedeira/SP. Pertence a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Sócia fundadora da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB).

 

 

 

 

Exposições Individuais

Exposição/Imersão A Inteligência das flores – a casa. Galeria Capibaribe/UFPE (2015).

cidade {i} móvel. Galeria Nadir Figueiredo, Biblioteca, PUC/São Paulo, (2014).

carta cura corte, Galeria da Casa da Cultura da América Latina, (Brasília, 2014).

carta cura corte. Galeria da FAV/UFG, (Goiânia, 2013).

se as coisas de pé fossem, Galeria da Casa das Onze Janelas, (Belém do Pará, 2013).

coisas a fazer. Espaço Cultural do Mercado Municipal de Uberlândia, (2012).

vasas.cidades 09. Performance Desenhos de Vestir e Projeção de vídeo na empena de edifício na Praça Rui Barbosa, Uberlândia, 2009.

Samper, cartografias cidadianas, dos Alpes ao Ilha de Capri 1 e 2. Museu Universitário de Arte, (Uberlândia, 2006 e 2007).

Ascendências e Transcendências, Instalação no MAC/USP/Ibirapuera, (São Paulo, 1995). 

Cidades Utópicas, desenhos escultóricos. Itinerante (1994. Bolsa VITAE (Pesquisa em Arte).

  • Galeria da FURB/Blumenau;
  • Centro Cultural UFMG/Belo Horizonte;
  • Galeria Parangolé, Brasília;
  • Museu de Arte Contemporânea/Ibirapuera/São Paulo;
  • Museu de Arte Contemporânea, Goiânia;
  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre).

Xilos e litogravuras. Centro Cultural São Paulo, (1989).

Sumo & Consumo (1985). Grande Galeria do Palácio das Artes (Belo Horizonte, 1986).

Cerradianas de Minas. Itinerante (1985).

  • Galeria Aloísio Magalhães, Recife;
  • Museu de Arte de Porto Alegre;
  • Museu de Arte Contemporânea, Goiânia;
  • Galeria Casa de Ideias, Uberlândia,
  • Museu de Arte Contemporânea, São Paulo;
  • Museu de Arte Moderna, Salvador; Galeria da FURB/Blumenau;
  • Galeria Metropolitana, Curitiba

 

Exposições Coletivas

Diálogo(s) (des) limites: livro(s) de artista(s). Espaço Cultural Tote, (Campinas, 2018).

DISSENSOS, Casa Contemporânea, São Paulo (2017).

(Des) limites: livro(s) de artista(s). Casa Contemporânea, São Paulo (2017).

Comedorias Não Silenciadas. 3º Seminário Internacional Arte e Natureza, Espaço das Artes/USP (São Paulo, 2017).

cadadia+ Video (2010-2011).

  • 4º Festival Internacional de Videoarte de Camaguey, (Cuba);
  • SESIFF Mobiel Internacional Films, (Seoul, China);
  • XVI Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira, Portugal,
  • VIVO Art Mov (São Paulo, Belo Horizonte.

07 de julho a 07 de julho. 10ª Bienal do Recôncavo, Fundação Danneman (São Felix, Bahia, 2010).

vasas.cidades, dos Alpes ao Ilha de Capri (Trilogia de vídeos), 2009.

  • Bar Balcão (São Paulo);
  • XV Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira (Portugal);
  • LX Factory (Lisboa);
  • 5ª Óptica Festival Internacional de Video Arte, (Madri, Gizón, Espanha).

Brancos sobre Brancos. Instalação. Museu Universitário de Arte, (Uberlândia, 2000).

Xilogravuras. 1ra. Muestra Latino Americana Miniprint. Rosário, (Argentina, 1997).

Cerradianas de Minas. Exposição Artes Brasil-Japão. (São Paulo, Rio de Janeiro, Tóquio, Atami, Quioto, 1991);

Tragajo y lucha. El empreo o su carência. PREALC, (Chile, 1987).

Civilidades, mitos e iconografias indígenas, Museu de Arte Contemporânea/Ibirapuera (São Paulo, 1987).

Desenhos. XXIII Prêmio Internacional Joan Miró. (Barcelona, 1984).

 

Proposições Colaborativas

Biblioteca Liberada, Galeria Capibaribe, UFPE, (Recife 2015)

Biblioteca Liberada, Casa Contemporânea, (São Paulo, 2017).

Premiações (algumas)
16º Bienal do Recôncavo, 2010. Prêmio de Residência Artística, Instituto SACATAR, Ilha de Itaparica, junho – julho, 2011
vasas.cidades.dos Alpes ao Ilha de Capri, trilogia de vídeos. 8º Salão do Mar. Vitória, ES. dezembro, 2008.
Projeto de Pesquisa: Cidades Utópicas, desenhos contemporâneos. Bolsa Arte – Fundação VITAE, São Paulo, 1994.

Livros publicados:

Por que se esconde a violeta? Isto não é uma concepção de desenho, nem pós-moderna, nem tautológica, São Paulo, Anna Blume. Noemia Varela e a Arte, BH, C/Arte. Oficina de Desenho Urbano, desenhando e construindo a cidade no Cerrado. (org. com Luiz Gonzaga Falcão Vasconcelos). Uberlândia: EDUFU. Produção de materiais educacionais junto ao Instituto Arte na Escola: arte br (2002) e DVDteca (2006), títulos: Uma instalação de Carmela Gross; O lirismo de Renina Katz; Karin Lambrecht, de corpo e alma; Casa da Flor; Tunga; Carlos Fajardo, para todos os sentidos; Marcos Coelho Benjamin, o fazedor de coisas; H. O. Supra-senrorial; Oratórios de Minas.

 

Sobre Lucimar Bello:

por Afonso Medeiros

por Claudia França

por Edith Derdyk

por Isabela Frade (sobre Se as coisas de pé fossem)

por Liliane Oraggio

por Luciano Belo Pereira (sobre Se as coisas de pé fossem)

por Marcos Villela (sobre o video cadadia+)

por Luis Aragon (sobre Coleções de Lucimar)

por Luis Aragon

por Sanchris Santos (sobre Se as coisas de pé fossem)

SAMPERGRAFADO_Poema para Lucimar Bello 

por Franz Manata

por Irene Tourinho

por Eliane Tinoco

no Sacatar

na Folha de São Paulo / Ilustrada

por Cayo Honorato

por Franz Manata

por Lu de Laurentiz

por José Abílio Belo Pereira

por Wanderley Moreira

por Elizabeth Lima

por Jozias Nascimento

por Thereza Salazar

por Cláudia França

por Marilúcia Bottallo

por Cláudia França (pdf)

por Heliana Ometto Nardin (pdf)

por  Elizabeth Lima (pdf)