Sobre Lucimar Bello

Artista plástica, vive e trabalha em São Paulo. Exposições Individuais e Coletivas, Brasil, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Japão, Cuba, China (Instalações, Desenhos, Gravuras, Vídeos, Fotografias, Performances). Bolsa de Pesquisa em Arte – Fundação VITAE, 1994: “Cidades Utópicas; desenhos contemporâneos”. Doutora em Artes pela ECA/USP. Pós-doutora em Comunicação e Semiótica pelo COS/PUC/SP (2001). Pós-doutora no Núcleo de Subjetividade da PUC/SP (2008). Professora na FURB, Blumenau (1971-76). Professora na UFU, Uberlândia (1977-1996). Diretora de Extensão e Culturas (DIREX PROEX/UFU, 1994-96). Diretora de Culturas (DIREX, PROEX/UFU, 2001-2002). Coordenadora NUPAAD – Núcleo de Pesquisa em Arte, Arquitetura, Urbanismo e Decoração (DEART/UFU, 1995-96). Vice Presidente da FAEB – Federação de Arte Educadores do Brasil (1995-96). Representante de Pesquisa na InSEA – International Society for Education through Art (1996-98). Participante em Bancas de Mestrado e Doutorado em Universidades Brasileiras (desde 1995). Atualmente é Pesquisadora Voluntária no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC/SP. Membro da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, desde 1987. Membro da FAEB – Federação de Artes Educadores do Brasil, desde 1987.

Premiações (algumas)
16º Bienal do Recôncavo, 2010. Prêmio de Residência Artística, Instituto SACATAR, Ilha de Itaparica, junho – julho, 2011
vasas.cidades.dos Alpes ao Ilha de Capri, trilogia de vídeos. 8º Salão do Mar. Vitória, ES. dezembro, 2008.
Projeto de Pesquisa: Cidades Utópicas, desenhos contemporâneos. Bolsa Arte – Fundação VITAE, São Paulo, 1994.

Livros publicados:

Por que se esconde a violeta? Isto não é uma concepção de desenho, nem pós-moderna, nem tautológica, São Paulo, Anna Blume. Noemia Varela e a Arte, BH, C/Arte. Oficina de Desenho Urbano, desenhando e construindo a cidade no Cerrado. (org. com Luiz Gonzaga Falcão Vasconcelos). Uberlândia: EDUFU. Produção de materiais educacionais junto ao Instituto Arte na Escola: arte br (2002) e DVDteca (2006), títulos: Uma instalação de Carmela Gross; O lirismo de Renina Katz; Karin Lambrecht, de corpo e alma; Casa da Flor; Tunga; Carlos Fajardo, para todos os sentidos; Marcos Coelho Benjamin, o fazedor de coisas; H. O. Supra-senrorial; Oratórios de Minas.

Sobre Lucimar Bello:

por Afonso Medeiros

por Claudia França

por Edith Derdyk

por Isabela Frade (sobre Se as coisas de pé fossem)

por Liliane Oraggio

por Luciano Belo Pereira (sobre Se as coisas de pé fossem)

por Marcos Villela (sobre o video cadadia+)

por Luis Aragon (sobre Coleções de Lucimar)

por Luis Aragon

por Sanchris Santos (sobre Se as coisas de pé fossem)

SAMPERGRAFADO_Poema para Lucimar Bello 

por Franz Manata

por Irene Tourinho

por Eliane Tinoco

no Sacatar

na Folha de São Paulo / Ilustrada

por Cayo Honorato

por Franz Manata

por Lu de Laurentiz

por José Abílio Belo Pereira

por Wanderley Moreira

por Elizabeth Lima

por Jozias Nascimento

por Thereza Salazar

por Cláudia França

por Marilúcia Bottallo

por Cláudia França (pdf)

por Heliana Ometto Nardin (pdf)

por  Elizabeth Lima (pdf)